Vendas de hatches pequenos crescem o dobro da média
Participação de quase 30% é a maior do segmento desde 2020
Segundo maior segmento de veículos de passeio do mercado brasileiro, atrás somente dos SUVs, as vendas de hatches pequenos estão crescendo o dobro da média do mercado total em 2024. De janeiro a maio, foram negociados 200,1 mil veículos da categoria, 31,5% a mais do que em igual período do ano passado, enquanto o mercado total evoluiu 15,8%. Na mesma comparação, os licenciamentos de SUVs chegaram a 326,4 mil, 16% a mais.
Com esse desempenho, os hatches pequenos aumentaram a fatia de mercado e representam agora 29,2% dos licenciamentos de automóveis de passeio, ante 25,8% de um ano antes, e diminuíram a diferença para os utilitários esportivos — ainda assim gigante, de 18 pontos, já que os SUV vêm sustentando mais de 47% dos emplacamentos.
De qualquer forma, é a maior participação desde 2020, quando os hatches pequenos detiveram 29,4% ao longo dos doze meses, mas perderam pela primeira vez, após seis anos, a condição de maior segmento para os utilitários esportivos que chegaram então a 32% e desde então seguem na ponta.
A Fenabrave enumera uma dúzia de modelos como hatches pequenos e com vendas mais representativas. O líder Volkswagen Polo, com 48,2 mil unidades até maio, é também o carro de passeio mais vendido do mercado interno, repetindo o feito de 2023. A mudança mais relevante em 2024 é a presença dos elétricos BYD Dolphin e Mini Dolphin. Sétimo e oitavo colocados no ranking de cinco meses, com 8,1 mil e 7,7 mil unidades negociadas, nesta ordem, deixaram para trás Peugeot 208 (7,5 mil) e ainda mais distante o Honda City (4,4 mil).
Do AutoIndústria