Abeifa repudia ausência dos carros elétricos em PL de Tarcísio
Projeto de Lei do Governador Tarcísio de Freitas isenta IPVA de veículos híbridos (elétricos + combustão), mas exclui os elétricos
A Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou uma nota na quinta-feira, 13, repudiando publicamente o Projeto de Lei do Governo de São Paulo que prevê a isenção do IPVA para veículos híbridos abastecidos com hidrogênio ou etanol, mas exclui os veículos elétricos.
“Entendemos que a proposta do governador Tarcísio de Freitas, enviada à Alesp em outubro do ano passado, tem a nobre intenção de incentivar o uso de veículos mais limpos e reduzir a emissão de poluentes. No entanto, a exclusão dos veículos elétricos dessa isenção representa um grave equívoco e um retrocesso nas políticas ambientais e de mobilidade sustentável”, diz a nota da Abeifa.
A Abeifa acrescenta: “Ignorar essa categoria de veículos no incentivo fiscal demonstra uma falta de alinhamento com as tendências globais e com os compromissos ambientais assumidos pelo Brasil. Além disso, a exclusão dos veículos elétricos da isenção do IPVA desestimula a adoção de uma tecnologia limpa e eficiente, dificultando o avanço do mercado de veículos elétricos no país”.
No final, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores faz um apelo ao bom senso dos políticos paulistas, pedindo “políticas públicas que incentivem de maneira justa e abrangente todas as tecnologias limpas, sem discriminações”. A Abeifa acrescenta que “a inclusão dos veículos elétricos na isenção do IPVA é fundamental para promover a diversificação da matriz de transporte, estimular a indústria automotiva e contribuir efetivamente para a redução das emissões de poluentes”.
Do Terra