Tem algo errado? Por que carros híbridos poderão ter IPVA isento em SP e os elétricos não?

Muito se ouve falar sobre os incentivos para a compra de veículos elétricos, mas uma proposta de IPVA isento apenas para os híbridos levanta questionamentos quanto à possível decisão. De forma mais clara, estamos falando de um Projeto de Lei que visa isentar os proprietários de veículos híbridos do IPVA, mas ainda manter o pagamento anual obrigatório para aqueles que têm um eletrificado.

A Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) demonstra repúdio ao novo Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) que sugere a isenção do IPVA para veículos híbridos. O que acontece é que, apesar da medida incentivar o uso de veículos mais limpos, os eletrificados, que dispensam 100% o abastecimento com combustíveis ainda fica de fora.

Ao que tudo indica, o objetivo é incentivar o uso do etanol, e por isso a isenção deverá ser destinada apenas para carros híbridos e não para os totalmente eletrificados. Em nota, a Abeifa menciona que: “[…] Entendemos que a proposta do governador Tarcísio de Freitas, enviada à ALESP em outubro do ano passado, tem a nobre intenção de incentivar o uso de veículos mais limpos e reduzir a emissão de poluentes. No entanto, a exclusão dos veículos elétricos dessa isenção representa um grave equívoco e um retrocesso nas políticas ambientais e de mobilidade sustentável.”

Diversos locais do mundo, atualmente, já oferecem diversas formas de incentivo para a adesão dos eletrificados em razão da contribuição desses automóveis para a sustentabilidade. Por esse motivo, a Abeifa menciona que, se aprovado, o PL demonstra uma falta de alinhamento com as tendências globais. A nota termina com o pedido de reconsideração da proposta.

Do Garagem360