Sindicato cidadão em defesa da diversidade
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é reconhecido pelo conjunto da sociedade como um dos grandes atores sociais que lutaram pelo restabelecimento da democracia em nosso país. Coerente com esse compromisso, os metalúrgicos do ABC também procuraram, ao longo da sua trajetória, aprofundar a democracia no cotidiano da ação sindical, nos seus princípios e nos seus valores. A criação das Comissões de Fábrica no início dos anos 1980 e, depois dos Comitês Sindicais de Empresa na década seguinte, caminharam no sentido de democratizar as relações de trabalho com o fortalecimento da organização sindical no local de trabalho.
Essa ação deve se refletir também nos avanços civilizatórios da sociedade em todas as suas dimensões. Por isso, a noção de sindicato cidadão, que tem no seu horizonte a luta permanente por uma sociedade cada vez mais democrática e mais justa deve afirmar o respeito à diversidade como um princípio fundamental que embasa a sua concepção sindical.
A criação das Comissões de Cidadania pelos Metalúrgicos do ABC (mulheres; igualdade racial e combate ao racismo; pessoas com deficiência; juventude), se insere no processo de promoção de igualdade, de oportunidade e eliminação da discriminação no trabalho, que além de serem valores fundamentais do trabalho, são requisitos indispensáveis do exercício sindical numa sociedade democrática. Hoje que é o dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, tema principal desta Tribuna, o Sindicato coerente com sua trajetória de combate à discriminação e ao preconceito no mundo do trabalho e na sociedade em geral, irá criar neste sábado, a Comissão LGBTQIAPN+, que representa mais uma conquista da nossa categoria, que continua fazendo história no presente e deixando seu legado para as futuras gerações.
Departamento de Formação