Parceria entre Sindicato e Academia Atlantis chega ao terceiro ano oferecendo aulas de natação para crianças de projeto social
Atualmente 60 crianças atendidas pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua têm acesso ao esporte
Desde 2022, uma parceria entre os Metalúrgicos do ABC, o Projeto Meninos e Meninas de Rua e a Academia Atlantis, em São Bernardo, possibilita que crianças atendidas pelo projeto façam aulas gratuitas de natação. A cada seis meses, uma nova turma de 60 crianças, de 7 a 11 anos, praticam as aulas divididas em quatro grupos, nos períodos da manhã e da tarde, em dois dias da semana, na academia, com óculos e toucas doadas pela Speedo.
No dia 1º deste mês, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, acompanhou a aula inaugural do novo grupo que marca o terceiro ano da parceria. “Toda criança gostaria de ter a chance de aprender a nadar. Ter esta oportunidade é importante para a cidadania destes jovens. É bom para o desenvolvimento físico e intelectual”, afirmou.
O coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Marco Antonio Souza, o Markinhus, destacou que as famílias apreciam a possibilidade e ressaltou a visão consciente e cidadã do Sindicato que vai além dos muros das fábricas.
“As crianças adoram, principalmente as famílias daqueles que têm algum problema respiratório. As aulas também ajudam muito nessa idade nas questões que envolvem disciplina e autoconhecimento. É uma iniciativa importante do Sindicato, para além de organizar os trabalhadores no chão de fábrica, que tem essa visão atuante na sociedade como um todo. A atenção com as crianças é uma preocupação antiga dos Metalúrgicos do ABC. É uma grande oportunidade quando juntamos as mãos para fazer coisas concretas, neste caso, garantir um direito fundamental que é o direito ao esporte”, pontuou.
“Em uma cidade onde enfrentamos um desmonte simultâneo, inclusive nos serviços de esporte, há uma fila muito grande, uma demanda represada, essa é uma oportunidade para as crianças terem o primeiro contato com a natação”, finalizou.