Público lota 24ª edição do Arraiá dos Metalúrgicos do ABC

Dirigentes do Sindicato, prefeito e vice-prefeita da cidade também marcaram presença na tradicional festa da categoria

Foto: Adonis Guerra

A arena montada em frente à Regional Diadema ficou lotada nas noites de sexta-feira, 19, e sábado, 20, durante a 24ª edição do Arraiá do Metalúrgicos do ABC. Na sexta, o público dançou e se divertiu ao som do cantor Acácio, o Ferinha da Bahia, da dupla Gabriel e Robson e do músico Renê. No sábado, a música ficou a cargo do grupo Forró 100 Preconceito e dos cantores Gael Costa e André Visam.

Foto: Adonis Guerra

A festa contou com a tradicional quadrilha, comidas típicas e muita diversão para as crianças que tiveram à disposição um espaço especialmente montado com brinquedos e piscina de bolinha.

Além dos trabalhadores da categoria, seus amigos, familiares, moradores do entorno e trabalhadores no próprio do Sindicato, dirigentes dos Metalúrgicos do ABC e o presidente Moisés Selerges prestigiaram a festa. Também marcaram presença o prefeito da cidade, José de Filippi Júnior, e a vice-prefeita, Patty Ferreira.

Foto: Adonis Guerra

O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, ressaltou a importância do evento e a valorização da cultura nordestina. “Essa é uma festa feita com muito carinho e organização para atender da melhor forma possível os trabalhadores e trabalhadoras da base e o pessoal que mora no entorno da Regional. É muito importante do ponto de vista cultural, da valorização da cultura do forró, da cultura nordestina. Sabemos o quanto a cultura pode transformar a vida das pessoas”.

Claudionor lembrou quanto o país sofreu no governo passado com os ataques ao setor, a extinção do Ministério da Cultura, além da pandemia que foi um momento muito difícil especialmente para os trabalhadores da área cultural e enalteceu o sucesso da festa.

“Um Sindicato Cidadão, um sindicato importante como esse tem um papel extraordinário de valorizar a cultura do seu povo, a cultura da sua base. O Arraiá é uma prova de que nós temos acertado do ponto de vista cultural em continuar mantendo essa festa que a cada ano acontece com maior participação dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Foto: Adonis Guerra

O coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, destacou o sucesso da festa e valorizou a participação de cada companheiro. “A festa foi maravilhosa, queremos agradecer imensamente toda a nossa categoria de metalúrgicos e metalúrgicas que se fez presente nos dois dias do evento. Já estamos planejando a do ano que vem para que ela seja ainda melhor. A questão da cultura e do lazer também faz parte do nosso projeto de retomada”.

Da Lua também agradeceu todos os parceiros que ajudaram a promover o Arraiá. “Nossos agradecimentos também à prefeitura que foi essencial para que esse evento acontecesse de forma tão espetacular”.

Foto: Adonis Guerra

A CSE na Delga, integrante do Conselho da Executiva, Geane de Sousa Silva, lembrou a origem das festas juninas que remetem ao Nordeste e ressaltou a importância de estar junto aos colegas em ocasiões de festa e descontração, além das batalhas diárias nas ruas e no chão de fábrica.

“O Arraiá é tradição na nossa cidade, que é na sua maioria composta por nordestinos e nordestinas como eu. Este momento é maravilhoso, nos ajuda a matar um pouco da saudade do nosso berço, também é um momento de rever companheiros e companheiras de toda categoria em uma situação de felicidade e descontração, já que muitas vezes só nos vemos nas batalhas do dia a dia”.