Stellantis vai matar marcas que não derem lucro a partir de agora
A Stellantis não apresentou resultados bons no último balanço financeiro e isso acendeu a luz amarela no grupo internacional, que agora tem 15 marcas, com a Leapmotor passando a fazer parte do hall de bandeiras da empresa. De olho em aumentar as margens, com redução de estoques, especialmente nos EUA, segundo a Reuters, Carlos Tavares decidiu que quem não der resultado a partir de agora, está fora do jogo.
Ainda que o recado tenha sido para as marcas que atuam nos EUA, onde a Stellantis não está como gostaria, são marcas europeias que poderão ficar pelo caminho se não derem lucro. Tavares foi taxativo: “Se eles não ganharem dinheiro, nós os fecharemos”. Quem seriam “eles”, em específico? Segundo rumores do mercado europeu, vindo de analistas, a Maserati pode ser a primeira a ir para o cadafalso, mas não totalmente. O motivo é que não se fala em fechar a marca, mas em vendê-la.
No primeiro semestre de 2024, a Maserati teve um prejuízo operacional de € 82 milhões. Isso poderia reforçar a ideia de se colocar uma placa no tridente e sabemos que se isso ocorrer, ela certamente terá um dono chinês. Já no caso de Lancia ou DS, analistas dizem que ambas cairão com seus corpos por contribuírem muito pouco com o grupo. A Lancia, assim como a DS e outras marcas, incluindo a Chrysler, foram salvas do fim certo pelo executivo português, quando assumiu a cadeira de chefe da Stellantis.
Tavares manteve todas as marcas quando se pensava em uma matança de bandeiras. Mesmo assim, sua paciência com algumas marcas acabou. Para contornar os custos, Tavares ampliou a estratégia da PSA em fundir num só produto, carros a combustão e elétricos. Além disso, promoveu o compartilhamento de carrocerias entre suas marcas mais populares, como Peugeot, Citroën, Fiat, entre outras. Com 15 para lidar, a Stellantis acumula um prejuízo operacional de 22% em 2024 e 40% de queda no lucro líquido.
Do Notícias Automotivas