Marcopolo inova com micro-ônibus Volare híbrido a etanol
A Marcopolo aproveita a LatBus 2024 para apresentar micro-ônibus híbrido a etanol, o primeiro do tipo do segmento desenvolvido no Brasil. O Volare Attack 9 HVE é um projeto que reúne a fabricante de Caxias do Sul (RS), a WEG e a Horse, a produtora de motores do Grupo Renault. A estimativa é de que o modelo comece a ser oferecido ao mercado em 2026.
O modelo pretende ser mais uma solução que contribua com descarbonização no transporte. O veículo traz motor 1.0 a etanol que funciona como gerador para o pacote de baterias que, por sua vez, gera energia para o motor elétrico de 75 kW, o responsável pela tração nas rodas.
“É uma solução capaz de atender qualquer região do País, em especial cidade menores. Afinal, não há necessidade de infraestrutura de recarga elétrica e o etanol é abundante”, resume Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Com autonomia de até 450 km, a empresa espera atrair operadores de serviços de fretamento, bem como o escolar. Na faixa de 9 toneladas, o Attack 9 HEV tem capacidade para até 32 passageiros. Carrega um pacote reduzido de três baterias com total de 120 kWh e o motor a combustão trabalha somente entre 30% e 40% do tempo da operação e em faixa de 3 mil rpm, o que garante também menores níveis de ruído.
Do AutoIndústria