Trabalhadores na LC aprovam PLR e Metalúrgicos do ABC chamam para sindicalização

Valor será pago em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em fevereiro de 2025. Quem ficar sócio este mês, não paga contribuição negocial

Foto: Adonis Guerra

Os trabalhadores na LC Montagem, em São Bernardo, aprovaram, por unanimidade, em assembleia na tarde de ontem proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), por um ano negociada pelos Metalúrgicos do ABC com a empresa. O valor será quitado em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em fevereiro de 2025. O trabalhador e a trabalhadora que ficar sócio do Sindicato ainda este mês, não paga contribuição negocial.

“Esta é a segunda vez que negociamos com a LC e, graças ao apoio e unidade da companheirada, conquistamos um aumento significativo no valor ante 2023”, celebrou o coordenador de São Bernardo, Jonas Brito. “A comissão negociadora de PLR teve ainda um papel fundamental a cada rodada de negociação com a fábrica. Para garantirmos cada vez mais direitos, a sindicalização é o melhor caminho. Seja sócio e sócia do Sindicato e fortaleça a luta na LC”.

Além da representatividade, dos acordos coletivos, PLR, Campanha Salarial e organização no local de trabalho, o Sindicato também tem uma série de convênios e serviços que beneficiam os trabalhadores.

“Estamos trabalhando para ampliar esses benefícios em todas as áreas, como alimentação, saúde, cultura, educação, lazer e serviços”, reforçou o dirigente. Informações pelos telefones 4128-4200 na Sede, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; ou acesse smabc.org.br/sindicalize-se.

Campanha Salarial

Também foi aprovada a disposição de mobilização e de luta dos trabalhadores para que a Campanha Salarial tenha um desfecho que contemple os mais de 180 mil metalúrgicos e metalúrgicas na base da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos). A entidade defende que as CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho) sejam assinadas no início de setembro, que marca a data-base da categoria.

“Seguimos firmes na luta pela valorização da classe trabalhadora metalúrgica e com o compromisso de fechar a Campanha Salarial o quanto antes. Nossa mobilização é permanente e não pode parar”, explicou Jonas.

Em dez meses, entre setembro de 2023 e junho deste ano, o acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é de 3,58%. A Campanha Salarial tem como slogan “Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte”. Os principais eixos negociados com as bancadas patronais são valorização das Convenções Coletivas, reposição da inflação, aumento real, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e queda da taxa de juros, a Selic.