Nas montadoras, nível de emprego é o maior desde abril de 2021
Só neste ano, entre janeiro e julho, foram criados 5,7 mil postos de trabalho
Ao divulgar balanço do setor automotivo em julho, com números positivos em vendas e produção, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, fez questão de ressaltar o nível de emprego nas montadoras de veículos leves e pesados, que atingiu 104,6 mil postos.
Tomando por base os 98,9 mil empregos de dezembro de 2023, são 5,7 mil contratações no ano. “É uma notícia importante. Considerando que a cada 1 emprego na montadora são gerados outros dez, podemos falar em mais de 50 mil postos de trabalho gerados na cadeia automotiva como um todo este ano”, explicou o executivo.
É realmente um dado relevante. Pelo balanço da Anfavea, desde abril de 2021 as montadoras de veículos não atingiram o número de empregos de julho. Naquele mês eram 104,7 mil funcionários, nível que foi baixando gradativamente com oscilações ao longo do tempo que acabaram em um patamar abaixo de 100 mil exatamente há um ano, em meados de 2023.
Ao falar dos empregos, Lima Leite deixou claro serem dados apenas das fabricantes de veículos, sem contemplar os das fábricas de máquinas agrícolas e rodoviárias, e destacou que o balanço é coerente com os investimentos acima de R$ 130 bilhões anunciados pelas montadoras até o final da década.
Do AutoIndústria