Toyota prepara carro “sonho do brasileiro” e concorrentes devem se preparar: econômico e barato
A Toyota está prestes a lançar o carro “sonho do brasileiro”. O Yaris Cross, previsto para chegar ao mercado nacional em 2025, será o SUV econômico e barato da marca, posicionado abaixo do Corolla Cross. A combinação perfeita de tecnologia, design e economia de combustível. Com essas características, o Yaris Cross vem para sacudir o mercado mais competitivo do mercado automotivo brasileiro – o de SUVs compactos.
Já inscrito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o Yaris Cross é construído sobre a plataforma DNGA, desenvolvida pela subsidiária Daihatsu, adquirida pela Toyota em 1999. No Brasil, será produzida na fábrica de Sorocaba – SP. O projeto faz parte do pacote de investimentos de R$ 1,7 bilhão da marca no Brasil, visando a introdução da tecnologia híbrido-flex em seus carros mais acessíveis.
O modelo será equipado com motorização a combustão convencional e híbrida, formada pelo motor a combustão 1.5 16V Atkinson, auxiliado por um motor elétrico, capaz de fazer até 30 km/l. O Yaris Cross será posicionado no segmento B-SUV, o mesmo em que se posiciona o Fiat Pulse, Renault Kardian, Kia Stonic, entre outros. As medidas reforçam esse posicionamento: 4.310 mm de comprimento; 2.620 mm de entre-eixos, 1.620 mm de altura e 1.770 mm de largura.
Quanto ao design, podemos esperar o mesmo do que foi apresentado no Uruguai. O Yaris de lá conta com uma grade frontal em forma de trapézio diamantada, faróis angulares em LED e traseira com lanternas não interligadas. Já o interior é bem parecido com o do irmão sedan. Não sabemos ainda o preço, mas o lançamento da Toyota deve ter o preço competitivo, próximo dos atuais cobrados por esses SUVs compactos.
Do Garagem360