Estoque de carros elétricos trava mercado de revenda na Europa
Estudo mostra que veículos dependentes de baterias tem tempo em estoque maior do que de carros a combustão e híbridos
O mercado europeu não tem sido capaz de absorver os estoques de carros elétricos na mesma velocidade dos modelos híbridos e a combustão. Segundo um estudo da Indicata –empresa especializada em dados do setor automotivo– o tempo de espera nos estoques dos carros 100% elétricos é 52,5% maior do que um veículo a gasolina. Em comparação aos híbridos plug in, o intervalo para as concessionárias venderem os elétricos é 29,1% superior.
O relatório, de agosto de 2024, usa como base um dado importante para o setor, o MDS (sigla em inglês para “dias em estoque”). A partir desse número, as montadoras fazem seu planejamento para atender os mercados locais e tentar equilibrar a demanda por veículos novos com o segmento dos carros usados. Esse equilíbrio é importante para alavancar as vendas e manter o mercado aquecido, enquanto o desequilíbrio faz o consumidor repensar suas escolhas.
Os estoques elevados de veículos elétricos tendem a diminuir o preço do carro (oferta maior do que a demanda), o que inicialmente é um fator positivo aos consumidores, mas o que é observado na Europa é que o dono de um veículo elétrico enfrenta dificuldades para se desfazer de seu veículo e trocar por um novo. O cenário pode ser explicado porque os carros elétricos perdem valor mais rápido do que seus concorrentes, em especial porque ainda há resistência dos clientes a comprarem os veículos com as baterias usadas.
Aliada a essa insegurança dos usuários, os altos estoques também pressionam o preço dos carros novos para baixo. Outro fator que dificulta a revenda é o caráter tecnológico dos carros elétricos. Além da bandeira de descarbonização, as montadoras apostam nas inovações tecnológicas a cada novo lançamento. A comparação é como um modelo de celular, em que o próximo modelo terá uma potência, velocidade de processamento e câmeras melhores. A lógica aplicada é a mesma, o veículo mais antigo, além de ter uma bateria usada, fica ultrapassado na tecnologia.
Do Poder360