Estoque de veículos elétricos muda logística nas concessionárias
A chegada de VEs importados transforma a rotina de armazenagem e gera incertezas para revendas e locadoras
Desde que o navio Explorer #1, de propriedade da montadora BYD, atracou no Porto de Suape, em Pernambuco, o mercado automotivo local nunca mais foi o mesmo. Os cinco mil carros embarcados no compartimento de carga, e a possibilidade da chegada de novas remessas, provocaram mudanças e suscitaram dúvidas. Primeiro, às mudanças. Um volume expressivo de veículos elétricos importados levou distribuidores a modificarem sua rotina.
Não se trata de busca por mais pontos de vendas, de adequá-los segundo a cartilha das marcas, nada disso. Tanto automóvel chegando no estoque criou uma demanda importante por espaço físico. A reportagem da Automotive Business conversou com fontes em dois grandes distribuidores de veículos BYD em São Paulo, que pediram anonimato. O que eles comentam é que o apetite da montadora no mercado nacional os obrigaram a buscar empresas de logística para estocarem a cota de veículos que compram da fabricante chinesa.
O cenário, relatam os concessionários, os levou a ter um custo adicional que, de certa forma, não era previsto. E também a temer por um eventual descompasso no escoamento desse estoque. Mas qual é, de fato, o tamanho do estoque de veículos elétricos que existe no país? Conseguir a resposta exata é algo complexo, uma vez que nenhuma montadora abre o jogo a respeito do assunto, alegando questões estratégicas.
Na primeira semana de setembro, a Anfavea, que é a associação que representa as montadoras com produção local, informou que há, no momento, estoque formado por cerca de 81 mil veículos elétricos chineses. Um volume, segundo a entidade, com lastro em cálculos realizados internamente. O mercado de carros elétricos no Brasil está praticamente nas mãos da BYD até o momento. No acumulado de vendas de veículos movidos puramente a bateria, de janeiro a agosto, a marca chinesa contabiliza participação de 72%.
Do Automotive Business