Vice-presidente do USW e comitiva visitam Sindicato e Comissão de Fábrica na Mercedes

O United Steelworkers, maior sindicato industrial da América do Norte, tem parceria com a CNM CUT há mais de 30 anos

Foto: Adonis Guerra

No último dia 12, o vice-presidente do USW (United Steelworkers), Kevin Mapp, acompanhado de uma comitiva de sindicalistas norte-americanos, foi recebido na Sede pela direção executiva dos Metalúrgicos do ABC. Na mesma data, os estadunidenses também visitaram a sala da Comissão de Fábrica na Mercedes.

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou o diálogo sobre a conjuntura de ambos os países e a necessidade de atenção com o projeto da classe trabalhadora nas eleições norte-americanas que ocorrem este ano.

“Dialogamos sobre a conjuntura, tanto aqui no Brasil quanto nos Estados Unidos, discutimos a questão econômica, a situação dos trabalhadores e dos sindicatos. Também discutimos a necessidade de organização para que o projeto da classe trabalhadora seja vencedor nas eleições presidenciais americanas”.

“Acima de tudo, discutimos uma integração maior, com mais projetos entre os sindicatos para que tenhamos um diálogo constante. Essa conversa foi extremamente positiva. Os sindicatos brasileiros e estadunidenses são sindicatos irmãos, e por isso, temos que debater e planejar novas estratégias, não só para o Brasil e os Estados Unidos, mas para o movimento sindical no mundo”, concluiu o presidente.

Foto: Adonis Guerra

O secretário de relações internacionais da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), Maicon Michael Vasconcelos, ressaltou que a visita foi articulada como uma demonstração do aprofundamento das relações desses dois sindicatos.

“Demos continuidade nesse processo histórico em que os dois sindicatos cumprem papel importantíssimo para a classe trabalhadora, no sentido de buscar alternativas e propor soluções nas questões do mundo do trabalho atualmente. A vinda deles ao ABC é muito importante pelo papel de vanguarda que ambos os sindicatos protagonizam hoje no mundo do trabalho”.

Foto: Adonis Guerra

O United Steelworkers, maior sindicato industrial da América do Norte, tem uma parceria com a CNM/CUT há mais de 30 anos com a promoção de projetos, eventos de formação, troca de experiência e empoderamento da classe trabalhadora formando novos quadros para atuarem no mundo moderno do trabalho.