GAC Motor formaliza chegada ao Brasil e promete investir R$ 5,5 bilhões
Chinesa quer produção nacional e portfólio composto por modelos a combustão, híbridos e elétricos
Após anúncio inicial realizado na China no último mês de julho, a chinesa GAC Motor formaliza nesta semana no Brasil sua chegada oficial ao país. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a fabricante confirma o lançamento nacional e promete focar em aspectos como “qualidade, segurança e suporte ao cliente”. A marca ainda não revelou quais modelos venderá por aqui, mas fala em produção nacional e amplos investimentos. Em julho, o próprio presidente do grupo GAC, Feng Xingya, prometeu investir no Brasil cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) pelos próximos 5 anos.
O objetivo é estabelecer cadeia de fornecedores, armazéns para peças de reposição e até mesmo dar seguimento aos planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento por aqui. Na ocasião, a empresa disse ter a meta de ser “a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completos no Brasil, produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in”.
Atualmente, a GAC é a quinta maior fabricante de veículos da China e opera através de duas sub-marcas. A Trumpchi comercializa modelos a combustão e, em mercados internacionais, troca o logotipo pelo símbolo da própria GAC. Já a Aion é a divisão de veículos elétricos e híbridos, com filosofia de design própria e pegada geral mais tecnológica. Na China, o grupo possui joint-ventures com Honda e Toyota, além de parceria com a Stellantis em outras regiões.
A ideia é vender no Brasil tanto modelos a combustão quanto híbridos e elétricos. Dentre desse leque, a lista de opções é ampla. Em mercados internacionais, a GAC oferece SUVs como GS3, GS4 e GS8, além da minivan M6 Pro. Na linha Aion, destaque para os elétricos Aion V e Aion Y Plus (este com autonomia de mais de 600 km).
Do Motor1