No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comissão do Sindicato celebra retomada de políticas de inclusão
Por meio de acordo com o Sindicato empresa em São Bernardo oferece curso de libras a trabalhadores e gestores
Amanhã, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 8,9% da população com dois anos ou mais. Apenas para reforçar a importância dessa representatividade, este ano o Brasil brilhou nas Paralimpíadas, ficando no top 5 com 89 medalhas (25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes). Essa foi a melhor colocação do país na história dos Jogos Paralímpicos.
O coordenador da Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o cabelo, comemorou a retomada das políticas de inclusão. “Estamos buscando o que foi tirado de direito no governo anterior, resgatando junto ao governo Lula a inclusão dos trabalhadores PCDs no debate do emprego apoiado. Essa pauta é fundamental para a inclusão de todos e todas em âmbito nacional. Temos muito o que comemorar com esta retomada progressista e inclusiva”.
O coordenador lembrou o exemplo da empresa Rassini, em São Bernardo, que mantem o emprego apoiado por duas instituições que atuam junto ao Sindicato, a ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado) e o ITS Brasil (Instituto de Tecnologia Social).
O coordenador do CSE na Rassini, Antônio Elandio Bezerra, o Nando, completou destacando a oferta do curso de libras. “Por meio do nosso acordo na fábrica, também temos uma profissional que dá aulas de libras para os trabalhadores e gestores. Isso promove uma inclusão que de fato agrega trabalhadores e trabalhadoras”.