Acordo paulista: São Paulo lança programa para quitação do IPVA

Dívidas de até 42 mil podem ser negociadas pelo incentivo estadual

Pessoas que estão com o Imposto sobre Propriedade do Veículo Automotor (IPVA) em atraso e inscritas em dívida ativa, podem participar do Acordo Paulista. A possibilidade de negociação iniciou na quarta-feira (25) e vai até dezembro. O incentivo para quitação, estima que até um milhão de pessoas sejam beneficiadas, entre físicas e jurídicas.

Podem participar contribuintes com mais de dois anos de inscrição em dívida ativa, com valor de até R$ 42 mil. Por meio do incentivo, é possível conseguir 100% de desconto em multas e juros associadas ao valor da dívida. Neste caso, os valores não podem ultrapassar 50% do total do débito em atraso. O programa também oferta possibilidade de parcelar a dívida em 60 vezes.

Ademais, para que o veículo possa voltar a ser licenciado, é necessário o pagamento integral da dívida. Motorista autuado com o licenciamento irregular, paga multa e leva 7 pontos na carteira. Ainda, o veículo é removido e encaminhado a um pátio. Os interessados em negociar o débito, devem fazê-lo pelo site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, informar dados de login e seguir o passo a passo indicado.

O ano de 2024 contabiliza seus últimos meses, mas o IPVA ainda é motivo de preocupação para 42,2% de brasileiros. É o que mostra um levantamento da plataforma Zapay, vinculada ao Serasa. Entre os que já quitaram o débito, mais da metade optou pela opção de parcelamento (53,2%).

Do Jornal do Carro