Volkswagen Caminhões e Ônibus avança no segmento de extrapesados para reforçar a liderança

Com o objetivo de abocanhar fatia mais expressiva do segmento de extrapesados, responsável por 43% do mercado brasileiro de caminhões, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou três novidades: Meteor Highline 29.530, Meteor HD 28.480 e Constellation 20.480. Os dois primeiros passaram a ter, de série, pacote com central multimídia com 110 novas funções e o segundo ganhou sobrenome Heavy Duty para atrelar carreta de quatro eixos no 6×2. O terceiro é agora oferecido em versão com motor D26 de 13 litros e 480 cv no 4×2 – no Highline, neste caso, é opcional.

De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VW Caminhões e Ônibus, no acumulado de janeiro a agosto subiu para 12% a participação da empresa nos extrapesados. Era de 5% em 2019, época em que havia apenas modelos MAN disponíveis – o primeiro Meteor saiu da fábrica em setembro de 2020.

Com as novidades, e o fato de a montadora começar a oferecer produto em ramo que até então não concorria — caso do Constellation 20.480 que pode carregar até 56 toneladas e atende demanda de cegonheiros, carga seca e logística de fábricas –, a perspectiva é alcançar de 20% a 22% até o ano que vem, a depender dos movimentos da concorrência, ponderou Alouche.

Alouche lembrou que nos últimos nove anos a relevância dos extrapesados saltou de 20% para 43% e, desta quantidade, de 15% a 20% são de caminhões com motor de 9 litros e, o restante, de 13 litros: “Por este motivo lançamos produtos que estavam faltando, e que têm demanda”. Prova disto é que na noite da terça-feira, 24, a VW Caminhão e Ônibus fechou a venda de oitenta Meteor 20 480 para a Gabardo Transportes de Veículos, do Rio Grande do Sul, cuja frota de cegonhas foi severamente afetada pelas enchentes que assolaram o Estado em abril.

Da AutoData