Trabalhadores criam seus próprios partidos
PT demonstrou incrível capacidade de articular vários setores da esquerda brasileira de diferentes lugares, origens e gerações
A partir da segunda Revolução Industrial que se inicia por volta de 1870 na Europa e Estados Unidos, ocorre uma grande expansão da indústria metalúrgica, química, petroquímica, automobilística, siderúrgica, dentre muitas outras categorias. Esse processo permitiu o crescimento numérico da classe operária e o surgimento de grandes sindicatos de trabalhadores da indústria no último quartel do século XIX.
Com a expansão do capitalismo e da classe trabalhadora, inicia-se um processo de debate e discussão entre os trabalhadores sobre a importância de se criar organizações e partidos políticos com perfil socialista e trabalhista, que representasse os seus interesses. Afinal, eles estavam se constituindo como maioria da sociedade e, se conseguissem atrair trabalhadores para suas fileiras, poderiam obter sucesso nas futuras disputas eleitorais, propor leis e aprovar projetos voltados para os interesses da maioria da população, quebrando o monopólio dos partidos burgueses.
Desta forma, começa uma trajetória contínua de fundação de partidos com base operária, como o Partido Social Democrata Alemão, criado em 1875; o Partido Social Democrata da Dinamarca, em 1876; o Partido Socialista Operário Espanhol, em 1879; o Partido Social Democrata da Holanda, em 1881; o Partido Operário Belga, em 1885; o Partido Social Democrata da Áustria, em 1889; o Partido Trabalhista na Inglaterra, em 1900; por exemplo.
Todos eles representaram, na sua maioria, a aliança entre socialistas e sindicalistas. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, garantem papel fundamental nas conquistas de direitos e bem-estar social para a classe trabalhadora. No Brasil, um país de industrialização tardia e tradição autoritária permeada por ditaduras e crises políticas, esse fenômeno de criação de um partido de inspiração democrática, socialista e de massa aconteceu um século depois da experiência europeia, com a fundação do Partido dos Trabalhadores, o PT, em 1980.
Não estamos apagando da memória importância dos partidos de esquerda que antecederam o PT, que além de serem vítimas de perseguições políticas, que impuseram a eles clandestinidade, foram fundados num período de industrialização ainda incipiente. A fundação do PT se deu num momento de grande agitação política pela redemocratização do país e efervescência sindical que se iniciou na segunda metade dos anos 1970 e colocou os trabalhadores na cena política, como poucas vezes havia ocorrido no país.
A trajetória do PT foi meteórica, tornando o principal partido de esquerda e a experiência política mais exitosa da classe trabalhadora brasileira. O PT demonstrou uma incrível capacidade de articular diferentes setores da esquerda brasileira de diferentes lugares, origens e gerações. Os avanços da democracia, da luta por direitos e da inclusão social no Brasil nas últimas quatro décadas não seriam as mesmas sem a existência do Partido dos Trabalhadores.
Departamento de Formação dos Metalúrgicos do ABC