GWM adia planos de híbridos flex para 2026

Diretor de assuntos institucionais, acredita que será necessário mais tempo para adaptar veículos para o biocombustível

Ainda não será no próximo ano que a Great Wall Motors apresentará seus primeiros modelos híbridos com possibilidade de abastecimento com etanol. Em entrevista recente, o diretor de assuntos institucionais da marca, Ricardo Bastos, declarou que a montadora chinesa estima iniciar a produção de modelo híbridos flex somente em 2026.

Até lá, a marca deverá inaugurar a fábrica adquirida da Mercedes-Benz em 2021, na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, onde já confirmou a produção do SUV Haval H6. Mas ainda não está definido quais nem se haverá outros modelos no pacote. Hoje, o SUV é vendido em duas versões híbridas plug-in importadas da China, a PHEV19 e a PHEV34, com baterias de 19 kWh e 34 kWh de capacidade, respectivamente.

Ao Poder360, o diretor ainda confirmou que a inauguração da fábrica no interior de SP está prevista para maio de 2025, com uma capacidade total de 50.000 veículos por ano, embora esse volume só deva ser atingido gradualmente.

Segundo Bastos, a expectativa é que no primeiro ano sejam produzidos cerca de 25.000 veículos, com a operação atingindo a capacidade máxima apenas em 2028. A estratégia da empresa inclui não só atender ao mercado brasileiro, mas também abastecer as exportações para outros países da América do Sul. Esta será a primeira fábrica da GWM no Ocidente, somando-se às suas plantas na China, Tailândia e Rússia.

Do Motor1