Outubro Rosa – Câncer de Mama
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Os sinais e sintomas do câncer variam e algumas mulheres podem não apresentar nenhum desses. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas é alguns dias após a menstruação, quando estão menos inchadas. Na menopausa, em qualquer época do mês.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos, por isso, é importante que seja examinada por um médico.
O câncer de mama também pode se apresentar como: inchaço de toda ou parte de uma mama, nódulo único endurecido, irritação ou abaulamento de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, inversão do mamilo, vermelhidão na pele. Inchaço da pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e linfonodos aumentados.
Vale a pena lembrar que, na grande maioria dos casos vermelhidão, inchaço na pele e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios axilares são provocados por processos inflamatórios ou infecção, especialmente se acompanhados de dor.
Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, esses achados devem ser relatados ao médico imediatamente e a mulher deve realizar um exame clínico, obrigatoriamente.
Apesar da importância do diagnóstico precoce para aumentar e melhorar as chances de cura e sobrevida para as mulheres com câncer de mama, muitos casos ainda são diagnosticados em estágios avançados, inclusive com metástases (quando o tumor já se espalhou para outros órgãos). Nesses casos, aparecem sinais e sintomas de acordo com o avanço do câncer. As metástases do câncer de mama em geral atingem os ossos, fígado, pulmões ou cérebro.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente