A Cura do Diabetes tipo 1
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Dos quatro tipos de diabetes, o 1 é o que mais cedo aparece, e o mais cruel. Por ser doença autoimune, onde o próprio corpo agride suas células, a doença aparece na infância e traz um monte de transtornos à criança: das restrições de dieta às injeções de insulina.
A pesquisa de células-tronco deu mais um passo de sucesso, curando uma paciente adulta, 25 anos, com células colhidas da sua própria pele.
Dos vários tipos de células-tronco, há um tipo, MSC (células-tronco mesenquimais) que se encontram na pele e podem dar origem a vários tipos de tecido (adiposo, osso, cordão umbilical) e podem ajudar na diferenciação, crescimento e proteção contra o processo autoimune que ataca as células que produzem insulina.
Várias terapias foram tentadas ao longo dos anos, como injeções recorrentes destas células, tendo curado um homem de 59 anos, diabético por 25. No caso da mulher citada, foi melhor ainda: um implante de células-tronco reprogramadas para produzir insulina que, após um ano, normalizou seus níveis glicêmicos e de hemoglobina glicosilada.
Esta é uma ótima notícia para os diabéticos, mostrando que a ciência é o caminho para a cura – definitiva – de várias doenças.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente