Mercedes e Raízen se unem em projeto de geração solar no Nordeste
Participação acionária em usina no RN garantirá energia limpa em fábricas
A Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power anunciam na sexta-feira (11) uma parceria em projeto de geração de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte. A montadora terá participação societária na usina do projeto Dunamis, em construção pela Raízen, o que lhe permitirá obter de fonte renovável toda a energia necessária ao funcionamento das suas fábricas no Brasil.
O projeto Dunamis abrange uma extensa área, de 600 hectares, em Santana do Matos, município localizado a 190 quilômetros de Natal, na região central do Estado. O modelo adotado pela Mercedes na parceria é o de autoprodução, por meio do qual o consumidor é autorizado a investir na geração da própria energia.
Com a produção na fazenda solar, a montadora terá toda a energia que precisa para o funcionamento das duas fábricas – a de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e a de cabines em Juiz de Fora (MG). Segundo Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, a companhia tem trabalhado para atingir a neutralidade de CO2 nas fábricas em todo o mundo.
O executivo não revela qual é a meta de contribuição da operação brasileira nesse cronograma. Mas diz que, com a parceria, a empresa poderá antecipar metas. A Mercedes não revela quanto investiu na participação na usina fotovoltaica. Segundo Puchert, o maior objetivo é alinhar a iniciativa à estratégia global de sustentabilidade da companhia, principalmente seu compromisso com o Acordo Climático de Paris 2050.
Do Valor Econômico