Vendas em outubro: elétricos e híbridos são destaque na quinzena
Veículos MHEV e HEV ganham espaço no mercado automotivo brasileiro com Toyota liderando nas vendas
A análise quinzenal de vendas da Bright Consulting para a primeira metade de outubro de 2024 registrou 113.275 emplacamentos, um aumento de 18% em comparação com setembro e de 52% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento foi impulsionado pelo segmento de vendas diretas, que influenciou as participações de mercado.
A Hyundai ampliou sua fatia de 8,5% para 11,6%, com o compacto HB20, fabricado em Piracicaba, no interior paulista, respondendo por 6.711 unidades emplacadas, resultado de um aumento significativo da dependência do modelo em vendas diretas, passando de 68% para 78% do total. Na participação dos estados, Minas Gerais apresentou um aumento de participação no mercado, atingindo 23,3% e se aproximando do estado de São Paulo, também beneficiada pelas vendas diretas.
O segmento de veículos eletrificados somou 6.606 unidades, representando 5,8% do total de emplacamentos. A BYD liderou entre os veículos puramente elétricos, com 74,7% de participação, enquanto modelos da Great Wall e Peugeot completaram o top 3. No segmento de veículos micro-híbridos (MHEV) e híbridos tradicionais (HEV), a análise da Bright Consulting apontou um crescimento de 24% nos emplacamentos na primeira quinzena de outubro de 2024.
A Toyota lidera o setor com 41,1% de participação, impulsionada principalmente por Corolla o Corolla Cross Hybrid. A Great Wall apareceu em segundo lugar, com 17,2% de participação, expandindo sua presença no mercado de híbridos. Em terceiro lugar, aparece a Mercedes-Benz, com 9%, reforçando a presença da marca alemã no segmento híbrido.
Do Motor1