Menos da metade da Geração Z tem carro
Levantamento da OLX revela nível de interesse dos mais jovens por automóveis
Dizem que jovem não liga para automóvel e que as novas e futuras gerações sequer vão querer saber de um. Nem tanto a Deus, nem tanto ao Diabo. Porém, uma pesquisa mostra que o índice de interesse por carro diminui na mesma proporção que a idade. Levantamento da OLX revela que menos da metade das pessoas da chamada Geração Z que navegaram na plataforma em julho já tinham um carro. Significa que cerca de quatro em cada 10 jovens entre 18 e 28 anos usuários do site disseram ser proprietários de algum veículo.
Claro que muito deste número também pode estar relacionado ao poder aquisitivo, em geral menor entre os mais jovens. Contudo, a participação de quem tem carro na faixa etária seguinte tem uma escala considerável. Segundo a pesquisa, entre os usuários da OLX pertencentes à Geração Y (29 a 40 anos), cerca de 75% declararam já ter um veículo. Na Geração X (41 a 60 anos) o índice pula para 85% e chega a 88% entre os Baby Boomers (61 anos ou mais). Dentre os que têm carro, o levantamento também apontou a média de idade do veículo em cada faixa etária.
Nas Geração Z, 70% tem carros com nove anos ou mais de uso. Na Y, esse índice é de 60%. Já o veículo atual de 83% da Geração X tem a partir de quatro anos. Quanto aos Baby Boomers (BB), 54% afirmaram que o automóvel do qual são proprietários têm menos de oito anos. A pesquisa também apontou que a contratação do seguro para o carro é baixa entre a Geração Z. Apenas 30% disseram ter algum tipo de cobertura para o veículo.
O índice cresce para 45% na geração Y, para 54% na geração X e para 62%, na geração BB. O levantamento também apontou as demandas da Geração Z em relação à compra do carro. Cerca de 45% pretendem adquirir um veículo com até oito anos de uso. Mas apenas ¼ considera um modelo elétrico ou híbrido. Entre os mais jovens que pretendem comprar um automóvel usado, 85% querem pagar até R$ 69.999 e 67% pretendem financiar o veículo.
Do Automotive Business