Em ação pelo Outubro Rosa, trabalhadoras na Volks participam de palestra na fábrica
A campanha ‘Doe Fios de Amor’ continua. Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC chama categoria para doar. Saiba como participar
Trabalhadoras nos dois turnos na Volkswagen, em São Bernardo, participaram na última quinta-feira, 24, da palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, em alusão ao mês Outubro Rosa. A atividade, organizada pela Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC, reforçou a importância do tema e falou sobre autocuidado, além de chamar as companheiras para participar da campanha de solidariedade ‘Doe Fios de Amor’, que arrecada fios de cabelo para doar a pacientes que lutam contra o câncer.
A coordenadora do coletivo e CSE na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, Maria Zelia Vieira Viana, explica que a ação vai muito além de laços e campanhas. “É fundamental uma ação educativa para garantir uma sociedade mais responsável com o seu autocuidado, informada e saudável, já que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Esperamos que essa informação seja amplamente disseminada para podermos promover a detecção precoce e salvar vidas”.
A CSE na Volks, Roberta Grana, chama toda a categoria para participar da campanha ‘Doe Fios de Amor’. “São aceitos todos os tipos de cabelo com, no mínimo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha. Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar”, explicou Roberta. “Outra dica: o corte deverá ser feito com o cabelo seco. Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico, em um saquinho, e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais”.
Palestra
Durante as rodas de conversas na montadora, as trabalhadoras acompanharam palestra sobre o tema com a enfermeira e acupunturista Francye Yara Batan. Temas como idade, estilo de vida, hereditariedade, reposição hormonal, menopausa e contraceptivo também foram abordados. “É importante ficarmos atentas aos sinais. O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres”.
Dentre os possíveis sinais e sintomas estão: alterações no tamanho ou forma da mama; nódulo único e endurecido; vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo; nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; sensação de nódulo aumentado na axila; secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos; endurecimento da pele da mama, semelhante à casca de laranja; coceira frequente e dor da mama ou no mamilo, por exemplo.
“O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico”, indicou a enfermeira.