Na Finlândia, presidente da IndustriALL Brasil reforça parceria com Centro de Solidariedade Sindical
Diálogos também destacaram cooperações entre cidades e transição justa
O presidente da IndustriALL Brasil, Aroaldo da Silva, esteve entre os dias 20 e 25 de setembro na Finlândia, a convite do SASK (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia). O objetivo foi dialogar sobre o projeto “Política industrial e transição justa na construção de políticas públicas”, realizado pela IndustriALL com o apoio do SASK, bem como possíveis parcerias e cooperações com sindicatos e governos.
Aroaldo visitou a sede do SASK para um encontro com representantes dos sindicatos finlandeses e do governo, por meio do Ministério de Relações Exteriores e do Ministério da Economia. “Na oportunidade, dialogamos sobre política industrial, transição energética e o acordo do Mercosul e União Europeia”, comentou.
Na agenda também esteve a visita à Valmet Automotive. “No local, conheci mais sobre a produção e como funcionam os acordos feitos pela fábrica com outras marcas do setor. Nesse momento, eles estão produzindo para a Mercedes, então estivemos lá para dialogar sobre a situação do setor automotivo na Finlândia e na Europa de forma geral, bem como sobre o futuro do setor”, detalhou.
No parlamento finlandês, Aroaldo dialogou, entre outros temas, sobre a possibilidade de complementariedade produtiva entre Brasil e Finlândia. Já no Trade Union Pro,sindicato que representa milhares de trabalhadores em diferentes setores, a conversa foi sobre aprofundar a parceria com a IndustriALL-Brasil, que trabalha na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras na Indústria brasileira.
Política externa
Com o embaixador do Brasil no país, Luis Balduino, Aroaldo dialogou sobre possíveis cooperações entre os países; com o responsável pelas relações exteriores do primeiro-ministro Finlândes, Jari Luoto, a respeito de política externa e o acordo Mercosul X União Europeia.
Cooperações
Aroaldo Silva, que também é presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, visitou na cidade de Helsinque, discutindo sobre modelos de governança e políticas públicas. “Na oportunidade, conversamos também sobre uma possível cooperação entre Consórcio ABC, Agência de Desenvolvimento e Prefeitura”, detalhou.