Europa aumenta imposto de importação para veículos elétricos chineses

Bloco europeu votou a favor da aplicação de tarifa de 45,3%, que passa a valer em 31 de outubro

A União Europeia decidiu aumentar para 45,3% as tarifas que incidem sobre veículos elétricos fabricados na China. Elas passam a valer a partir de quinta-feira, 31. Após votação realizada no bloco, também ficou definido que a Comissão Europeia estabelecerá tarifas extras que variam de 7,8%, para a Tesla, e 35,3% para a SAIC, além do imposto padrão de importação de 10%.

Segundo a comissão, que supervisiona a política comercial da UE, as tarifas são necessárias para combater o que ela diz serem subsídios injustos e baterias e matérias-primas a preços abaixo do mercado.

Pequim, por sua vez, chamou as tarifas da UE de protecionistas e prejudiciais às relações com a China e as cadeias de suprimentos. As montadoras europeias estão lidando com um influxo de veículos elétricos e menor custo de rivais chineses.

A Comissão estima que a participação das marcas chinesas no mercado da UE aumentou de menos de 1%, em 2019, para 8%, em 2023, e pode chegar a 15% em 2025. Ela diz que os preços são 20% mais baratos do que os modelos fabricando dentro do bloco.

Do Automotive Business