Novo presidente do maior Tribunal Regional do Trabalho do país atuou por 20 anos no Sindicato
Moisés Selerges, que esteve no TRT 2 esta semana, destacou que o desembargador será sensível à causa dos trabalhadores
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, visitou, na última terça-feira, 29, o presidente recém-empossado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), Valdir Florindo, que assumiu a presidência do maior Tribunal do Trabalho do país no dia 1º de outubro para o biênio 2024/2026.
Durante 20 anos ele também atuou no Sindicato entre outros cargos, no de advogado (1988) e coordenador-geral de departamento jurídico (a partir de 1998).
“Isso mostra que conhece o trabalho de base e sabe os desafios dos trabalhadores. Então, haverá um desembargador sensível à causa dos trabalhadores na presidência do tribunal regional do Trabalho”, destacou Moisés.
Na ocasião da visita, também esteve presente o coordenador do departamento jurídico do Sindicato, Marcelo Mauad.
No dia da posse, em entrevistas, Valdir Florindo ressaltou que terá muitos desafios pela frente. “Nosso desafio aqui é gigante, estamos falando do maior Tribunal Regional do Trabalho do país. De modo que temos aqui uma quantidade considerável de magistrados e servidores. É um desafio com muitas vertentes, com muitas questões, muitas preocupações, muitos olhos abertos, temos bastante coisa para fazer em São Paulo”.
O desembargador também afirmou que há, por parte dos juízes, uma preocupação no que diz respeito ao local de trabalho, com questões adequadas e seguras.
Perfil
Valdir tomou posse como desembargador em 2003, em vaga do quinto constitucional destinada à advocacia. Durante 20 anos atuou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, lá exercendo, entre outros cargos, o de advogado (1988) e coordenador-geral de departamento jurídico (a partir de 1998). No TRT-2, presidiu a 6ª Turma (biênios 2006/2008, 2008/2010 e 2014/2016) e a Seção Especializada em Dissídios Individuais-4 (de 2010/2012 a 2014/2016). Formado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, é professor de direito e processo do trabalho e possui especialização nessas cadeiras pela Universidad de Castilla-La Mancha, Campus de Toledo, na Espanha. No biênio 2020-2022, exerceu o cargo de vice-presidente judicial do TRT-2 e atualmente preside a Seção Especializada em Dissídios Coletivos do órgão. Como curiosidade, o pai dele foi trabalhador na Mercedes.