Sindicato encerra ações do Outubro Rosa com ação educativa às mulheres na base
Atividade de conscientização contou com palestra de enfermeira especialista em fisiologia humana no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede
A Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC realizou na manhã de ontem no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede, em São Bernardo, atividade para conscientização à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. Com o mote ‘Você é sua prioridade!’, durante todo o mês o coletivo realizou ações na base para reafirmar que, antes de qualquer luta, seja dentro ou fora da fábrica, a mulher deve se cuidar em primeiro lugar.
“O Sindicato encerrou as ações do Outubro Rosa com o término do mês, mas o cuidado com o nosso corpo é diário. O câncer de mama, se descoberto cedo, tem grande possibilidade de cura, por isso a importância do autoexame e manter os exames de rotina em dia”, disse a coordenadora do coletivo e CSE na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, Maria Zelia Vieira Viana. “Esperamos que essa informação seja amplamente disseminada para podermos promover a detecção precoce e salvar vidas”.
Durante a atividade, a CSE na Apis Delta, em Diadema, Valéria da Silva, responsável pela campanha ‘Doe Fios de Amor’, que arrecada fios de cabelo para doar a pacientes que lutam contra o câncer, fez um relato emocionante.
“A ação nasceu na base em 2019 após eu perder uma amiga próxima para a doença. Essa experiência me fez entender a situação e ajudar outras pessoas com a arrecadação de fios. No caso, essa minha amiga, quando colocava a peruca, tirava forças para prosseguir onde antes não existia, com um pouco mais de alegria”. Desde o início da campanha, todas as doações são encaminhadas para instituições idôneas, como o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer).
Segundo Valéria, a arrecadação continua na base. “São aceitos todos os tipos de cabelo com, no mínimo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha. Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar”, explicou. “Outra dica: o corte deverá ser feito com o cabelo seco. Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico, em um saquinho, e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais”.
Palestra
Quem participou do encontro e deu uma aula a todos os presentes foi a enfermeira Valdilene Fé. A especialista em fisiologia humana abordou os pontos de atenção para prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama. “Para a prevenção, praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e realizar exames de rotina”.
“O autoexame é fundamental para detecção precoce. Olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar algo suspeito. Em caso de alterações, procure orientação médica. A mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, mas a confirmação do câncer de mama é feita pelo exame histopatológico [biópsia], com uma punção que analisa uma pequena parte retirada da lesão”.
Diálogo
O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, lembrou que não faltam motivos para que a categoria se reúna, debata, aprenda e se mobilize. “A saúde da mulher é um dos temas importantes para o projeto que nós queremos de uma sociedade mais justa e fraterna. Temos que cobrar ações dos governos, independente se o apoiamos ou não, para que políticas de prevenção e combate ao câncer de mama sejam cada vez mais efetivas”.