Com novo investimento, Mercedes-Benz fará caminhões a hidrogênio no Brasil
Presidente da empresa para a região, Achim Puchert, revela também a intenção de fazer a “lição de casa” em relação aos biocombustíveis
Nesse momento, nas salas de reunião da alta cúpula Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, uma das grandes discussões é acerca do próximo ciclo de investimentos da empresa no Brasil. E o aporte que vai dar fôlego a estratégia local da marca até 2030 tem a missão de contemplar o desenvolvimento e a oferta local de caminhões a hidrogênio.
É o que conta Achim Puchert, presidente da companhia para o país, que participou de bate-papo com um grupo de jornalistas na terça-feira, 5, para falar dos planos da organização e da Fenatran – salão de caminhões que acontece até 8 de novembro. Além disso, o executivo disse que a empresa quer “fazer a lição de casa” em relação aos biocombustíveis, área em que tem sido conservadora em relação às concorrentes do mercado de caminhões.
Segundo Puchert, essa será outra frente contemplada pelo novo investimento: os veículos a combustão com diesel fóssil, mas também com o combustível de fonte renovável. O terceiro pilar será o de serviços, com a abertura de novos modelos de negócio com base nos veículos elétricos. E os primeiros testes dessa jornada já começaram. Na Fenatran, a empresa apresentou seus dois primeiros caminhões elétricos, o eActros e o eCanter, que terção 15 unidades em circulação na operação de empresas como Coca-Cola e Ypê.
Em paralelo a tudo isso, o presidente da companhia reforça a necessidade de investir em treinamento e formação das equipes para que as pessoas acompanhem, afinal, a chegada das novas tecnologias. Entre 2018 e 2022, a Mercedes-Benz concluiu plano de investimentos de R$ 2,4 bilhões. Do pacote, R$ 1,4 bilhão foi destinado ao projeto e lançamento do extrapesado Actros. O restante foi distribuído entre renovações de produtos, lançamentos e na instalação de linhas de montagem 4.0 para caminhões, ônibus e motores.
Do Automotive Business