Toyota quer aumentar produção de veículos na China

Enquanto muitas montadoras diminuem a produção de veículos em fábricas instaladas na China, a Toyota decidiu ir no caminho inverso e produzir mais no país. Segundo a agência Reuters, a empresa pretende chegar a uma produção de 2,5 milhões de unidades na China até 2030. Hoje, a produção local gira em torno de 1,8 milhão.

A medida sinaliza uma conscientização crescente dentro da Toyota de que precisa contar mais com funcionários locais para assumir o controle e acelerar o desenvolvimento de produtos na China, disse uma fonte à Reuters. Do contrário, “será tarde demais”.

A produção da Toyota na China ocorre por meio de joint ventures mantidas com parceiros locais. Os veículos desenvolvidos por esses parceiros, inclusive, vendem mais na China do que os modelos produzidos em parceria com a Toyota. Por exemplo, a marca Hongqi, do FAW Group, e o Aion EV, do GAC Group, superam em vendas os respectivos modelos da FAW Toyota Motor e da GAC ​​Toyota Motor.

As montadoras tradicionais, incluindo a Toyota, foram superadas na China, à medida em que os fabricantes nacionais de veículos elétricos rapidamente lançaram carros acessíveis, movidos a bateria e com tecnologia avançada.

Do Automotive Business