Fiat na Europa: Crise profunda, vendas fracas e dependência de apenas um modelo representam uma grande dor de cabeça para a Stellantis

A Fiat enfrenta uma crise profunda, com vendas enfraquecidas e uma participação de mercado em queda acentuada na Europa. Embora o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, tenha prometido revisar as marcas com desempenho abaixo do esperado, é a Fiat que se destaca como a marca mais ameaçada do grupo.

Na Itália, seu mercado doméstico, a Fiat registrou menos de 9.200 vendas em outubro, ficando atrás de Volkswagen e Toyota. Esse número dependeu fortemente do Fiat Panda, um modelo antigo que sozinho representou 7.052 dessas vendas. Sem ele, a marca cairia para o 19º lugar no mercado italiano.

A participação da Fiat no mercado europeu até setembro caiu para 3%, comparado a 3,5% no mesmo período de 2023, e a queda foi ainda mais brusca no último trimestre.

O fim da produção do híbrido leve 500 fabricado na Polônia e o desempenho fraco do novo Fiat 600 contribuíram para a queda. Embora a Fiat planeje lançar um novo 500 híbridos baseado na plataforma do 500e elétrico, ele só chegará ao mercado em 2026, deixando uma lacuna significativa até lá.

Do Notícias Automotivas