Cidade de Nova York reintroduz pedágio urbano para reduzir congestionamentos e poluição
Seis meses após abandonar a proposta de implementar pedágios urbanos pioneiros nos Estados Unidos, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, reintroduziu a medida com ajustes no valor das tarifas. O plano prevê uma taxa de US$ 9 para carros de passeio que acessarem o distrito comercial central de Manhattan, área localizada abaixo da 60th Street, incluindo toda a região ao sul do Central Park. A nova tarifa é significativamente menor que os US$ 15 inicialmente propostos, que foram descartados no verão.
Veículos comerciais pequenos pagarão US$ 14,40, enquanto caminhões grandes e ônibus turísticos serão cobrados em US$ 21,50. A taxa será aplicada uma vez por dia para carros de passeio e motos, mas caminhões pagarão por cada entrada na cidade. Isenções ou descontos estão disponíveis para motoristas com deficiência, pessoas de baixa renda e aqueles que cruzarem a cidade à noite, quando o pedágio terá um desconto de 75%.
A proposta de pedágio tem dois principais objetivos. Primeiro, melhorar a qualidade do ar ao reduzir o tráfego. A administração Hochul estima que a medida poderia cortar em 10% o número de veículos e reduzir em 5% as milhas percorridas na área, contribuindo para diminuir emissões e aliviar os congestionamentos. O segundo objetivo é gerar fundos para investimentos em transporte público.
Entre os projetos planejados estão US$ 15 milhões para substituir unidades de refrigeração a diesel no Bronx e US$ 20 milhões para infraestrutura de recarga de caminhões elétricos. Além disso, o plano inclui um investimento massivo de US$ 15 bilhões para expandir linhas de metrô, modernizar a infraestrutura existente e adicionar ônibus elétricos ao sistema de transporte público da cidade.
Do Notícias Automotivas