Mercado segue aquecido e vendas avançam 10% na primeira quinzena
Com 133,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados nos onze primeiros dias úteis de novembro as vendas de veículos avançaram 10,6% sobre a primeira metade de outubro, que havia registrado o melhor resultado do ano com 121 mil unidades comercializadas. Os dados são preliminares do Renavam e foram obtidos pela Agência AutoData.
Com relação a novembro do ano passado, que registrou 113,3 mil licenciamentos na primeira quinzena, as vendas cresceram 18,9%. A média diária alcançou 12,1 mil unidades, acima das 11 mil/dia registradas na primeira metade de outubro. No mês passado inteiro foi de 11,5 mil. Restando oito dias úteis, caso o ritmo seja mantido, o mercado fecharia com 230 mil licenciamentos, com apenas dezenove dias úteis – e, usualmente, a segunda metade do mês costuma ter ritmo superior ao da primeira.
Segundo a Bright Consulting as compras de locadoras, em preparação para as férias de fim de ano, estão puxando o mercado. Nos primeiros dez dias úteis 54% dos licenciamentos de veículos leves foram feitos por meio de venda direta, modalidade na qual as locadoras fazem as suas compras. Somente na quinta-feira, 14, 67% dos emplacamentos foram por venda direta.
Uma fonte ligada ao varejo afirmou à reportagem que a tendência é que as locadoras mantenham o pé embaixo até o fim do ano, pois as condições de negócio estão favoráveis: muitas montadoras estão com estoques elevados. Com 2 milhões 257 mil veículos emplacados até a segunda-feira, 18, o ano se aproxima do resultado de todo 2023, 2,3 milhões de unidades. Até o fim de novembro a marca será, certamente, superada.
Da AutoData