Ford demitirá 4.000 funcionários em operações na Europa

A Ford parou de vender modelos populares como o Mondeo e o Fiesta na Europa e, posteriormente, suas vendas caíram drasticamente

A Ford Europa era um sucesso não muito tempo atrás, fabricando carros que os clientes adoravam em grandes números. Nas últimas duas décadas, decidiu encerrar a produção de vários dos seus carros mais icônicos, principalmente o Mondeo e o Fiesta, para se concentrar em SUVs e veículos elétricos. Alguns deles, diga-se, em acordo com a VW, numa parceria que lembra muito os tempos da Autolatina no Brasil.

Foi uma aposta que não valeu a pena. A Ford anunciou que está cortando 4.000 empregos em toda a Europa, principalmente no Reino Unido e na Alemanha, números que representam cerca de 14% de sua força de trabalho na região. As demissões serão concluídas até 2027.

É verdade que há muitas questões jogando contra as montadoras na Europa, com regulamentações rígidas de emissões para carros de combustão interna, incerteza regulatória, demanda menor do que a esperada por veículos elétricos e o aumento perturbador das importações chinesas. Mas também é verdade que a Ford simplesmente encerrou a produção de modelos populares.

A Reuters informa que, embora tenha havido uma queda de 6,1% nas vendas de carros novos na Europa até setembro, as vendas da Ford caíram 17,9%. Sem produtos básicos como o Fiesta e, em breve, o Focus, a Ford inevitavelmente sofrerá. A Ford também cortará as metas de produção de seus mais novos elétricos europeus, o Capri e o Explorer, ambos construídos sobre a plataforma MEB da Volkswagen. Em breve, a marca americana também terá uma versão elétrica do Puma, baseado no Fiesta.

Do Motor1