Em parceria com a USCS, diretor dos Metalúrgicos do ABC lança livro sobre descarbonização e indústria automotiva
Livro aborda desafios e perspectivas da indústria automotiva brasileira na transição para tecnologias de motorização limpa no país
Em um cenário de urgência ambiental e demanda por tecnologias limpas, os Metalúrgicos do ABC convidam a categoria para o lançamento do livro ‘Da Bomba ao Plug: o Brasil, a descarbonização e a indústria automotiva’ (Editora Papagaio) na próxima terça, 26, às 18h, no Senai Mário Amato, em São Bernardo. Com prefácio do vice-presidente da República e ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, a obra reúne 31 artigos de mais de 40 autores de diversos setores.
“É um livro que reúne diversas opiniões, artigos e contribuições de especialistas do setor. A obra nasce também dentro das discussões que o Sindicato vem pautando referente ao tema da descarbonização, transição energética justa e do debate que o mundo está fazendo sobre qual a matriz propulsora que vai predominar no setor automotivo, de acordo com a realidade de cada país”, explicou o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC e um dos organizadores da coletânea, Wellington Messias Damasceno.
Segundo o dirigente, o livro aborda diversas opiniões explorando o potencial das novas plataformas de motorização veicular, como os veículos elétricos, híbridos, movidos a biocombustíveis e hidrogênio, tecnologias que buscam substituir integral ou parcialmente os motores a combustão. “A transição para essas tecnologias levanta debates sobre desenvolvimento tecnológico, integração com o ecossistema de inovação em nível regional, nacional e internacional, infraestrutura urbana, e os impactos nos empregos, qualificações e renda”.
“Para o Sindicato, apoiar esta iniciativa é uma forma também de aproximar os trabalhadores, a academia, o poder público e as empresas e apontar para quais caminhos o Brasil irá percorrer sem abrir mão de investir em novas tecnologias e preservar o tecido industrial já existente, em especial na nossa região”, disse Wellington.
Indústria automobilística
A coletânea explora ainda o papel do Brasil ancorando-se em três pilares estratégicos: posicionar-se como um dos protagonistas na eletrificação veicular; aproveitar a expertise nacional em biocombustíveis, especialmente com o etanol e os veículos flex; e ampliar a produção de petróleo do pré-sal.
“Para além de discutir os rumos da indústria automobilística brasileira no cenário atual e futuro diante da necessidade de descarbonização do planeta, o livro também aborda as concretas dificuldades de adaptação e investimento na infraestrutura das cidades para atender às novas formas de motorização veicular, além de iluminar a urgência de políticas públicas para uma transição justa, focadas na preservação de empregos, na capacitação profissional e na melhoria das condições de trabalho e renda dos trabalhadores dessa emblemática cadeia produtiva”, disse o professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e ex-técnico na subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no Sindicato, Jefferson José da Conceição, um dos organizadores do livro.
Também participaram da organização os professores Ricardo Pereira Trefiglio e Simona Adriana Banacu dos Santos. O livro já está disponível para pré-venda no site editorapapagaio.com.br. Após o lançamento, este também será o principal canal de venda.
‘Da Bomba ao Plug: o Brasil, a descarbonização e a indústria automotiva’
Adhemar S. Mineiro, André Castilho, Angelo Palmisano, Bruno Plattek de Araújo, Bruno Rondani, Carlos Eduardo Cavalcanti, Celso Machado Júnior, Ciro Possobom, Cleide Silva, Durval Pinheiro Junior, Ernesto Antonio dos Santos, Fernando da Silva Pereira, Flávia L. Consoni, Gustavo Bonini, Henrique Mendes de Araújo, Ivo Alexandrino da Conceição, Janayna Bhering Cardoso, Jefferson José da Conceição, José Guilherme Belon, José Ricardo Ramalho, Ladislau Dowbor, Lucas Rodrigues, Lúcia Navegantes Bicalho, Luciano Rodrigues, Luís Paulo Bresciani, Marcelo Colomer Ferraro, Matheus Pereira Dorini, Mauricio Luiz Gonçalves Martiniano, Moisés Selerges, Pablo Di Si, Paulo Renato Villarim, Rafael Augusto Seixas Reis de Paula, Rafael Marques da Silva Jr., Rafael Rocha Levy, Raquel da Silva Pereira, Ricardo Bastos,Ricardo Pereira Trefiglio, Ricardo Simões de Abreu, Roberto Vital Anav, Rodrigo Salles Pereira dos Santos, Simona Adriana Banacu dos Santos, Soraia Abreu Pedrozo, Vagner Bernal Barbeta, Wagner Firmino de Santana, Warley Batista Soares, Wellington Messias Damasceno e Zeíra Mara Camargo de Santana.