Engrenagem Cultural
Divulgue seu evento ou arte na Tribuna: Envie as informações do seu evento para o WhatsApp: 99965-9532 (nome, empresa em que atua, tipo de apresentação cultural, local, data, horário, preço do ingresso e imagem de divulgação). Quem escreve poemas ou desenha e quer ter seu trabalho publicado na edição de sexta-feira também pode entrar em contato ou procurar o representante na fábrica.
Livro
Intelectuais Negras e Negros
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o Selo Negro Edições lança Vidas Impressas – Intelectuais Negras e Negros na Escravidão e na Liberdade, uma obra que resgata trajetórias inspiradoras de pensadores negros e negras que atuaram no Brasil entre o século XIX e o início do XX. Organizada pelos historiadores Iamara Viana e Flávio Gomes, a coletânea revela contribuições até então silenciadas de importantes intelectuais. Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890.
Diadema
Roda de conversa: micro agressões raciais
Para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil, as Fábricas de Cultura em Diadema e São Bernardo do Campo prepararam uma programação especial. Em Diadema, a roda de conversa “Como lidar com as micro agressões raciais?”, conduzida pela psicóloga Ana Cláudia, propõe um espaço de acolhimento e reflexão para discutir os efeitos nocivos do racismo na saúde mental da população negra. Sábado, das 15h às 17h. Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro. Tel: (11) 4061-3180.
São Bernardo
Especial Consciência Negra
Já na Fábrica de Cultura São Bernardo, haverá um evento Especial Consciência Negra, com diversos artistas, atrações musicais e palestras. Entre elas estão palestras em parceria com o CAPS para falar sobre saúde mental e o incentivo à cultura, como a do palestrante Soul Afra (psicólogo do CAPS e artista de rap); desfile de moda da Estilo Afro e apresentações musicais como Maloka Street (grupo de rap de SBC), DJ Cassiano (DJ da região do SBC) e Amoroso (artista de MPB de SBC). Sábado, a partir das 13h. Av. Armando Ítalo Setti, 80, Baeta Neves. Tel: 3246-4100.
Ribeirão Pires
Capela
Nossa Senhora do Pilar
Lançamento do curta-metragem “Capela Nossa Senhora do Pilar: Preservação e Memória”, sobre a edificação tricentenária da cidade. A obra é fruto de um projeto contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e realizada pela Trevo Produtora. Hoje, às 18h, no Ateliê do Café, que fica dentro CHL (Centro Histórico e Literário) Ricardo Nardelli, na rua Miguel Prisco, 286 – região central.