Governo prepara proposta de imposto de importação de carros elétricos após pedido de montadoras

O governo prepara uma proposta para responder ao pedido das montadoras que querem a retomada imediata do imposto de importação dos carros elétricos a 35%. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, há possibilidade de o tema ser analisado na próxima semana no Comitê de Alterações Tarifárias (CAT), instância que antecede a votação no Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Assim, a decisão final pode sair ainda em dezembro. Mas, como ainda não há uma proposta de consenso dentro do governo, não está descartada a chance de a resposta ficar para o próximo ano. Interlocutores consultados nos últimos dias apontaram que várias alternativas ainda estão na mesa. Hoje a opção considerada como mais difícil é a de o governo subir o imposto imediatamente a 35%.

Por isso, propostas vistas como “meio-termo” são citadas como possibilidades por pessoas que acompanham as tratativas. Elas vão desde a aplicação da alíquota cheia somente ao que ficar fora da cota de importação a uma alteração no cronograma de escalada do imposto. Os estudos são feitos a partir do pedido encaminhado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em setembro. A entidade que representa as montadoras quer a retomada da taxação a 35%, acompanhada de uma cota de importação.

Hoje, a alíquota do imposto para os modelos elétricos está em 18%. O imposto de importação para esses veículos foi retomado em janeiro deste ano, inicialmente em 10%. A alíquota só chegará a 35% — como quer o setor automotivo para já — em julho de 2026. Os níveis são diferenciados por tipo de carro. No caso dos híbridos, a alíquota do imposto começou com 15% em janeiro, foi para 25% em julho; irá para 30% em julho de 2025; e alcança os 35% em julho de 2026. Para híbridos plug-in, foram 12% em janeiro de 2024, 20% em julho, 28% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026.

Do Terra