Na Revoluz, palestra conscientiza sobre prevenção do câncer de próstata no Novembro Azul

Realização periódica de exames e consulta com especialista pode detectar doença em estágio inicial e aumenta chances de cura

Os trabalhadores na Revoluz, em Diadema, participaram dia 22 de novembro de palestra sobre o câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul. O objetivo do encontro é alertar sobre a importância do autocuidado da saúde masculina, com realização periódica de exames e consulta com especialista, que pode detectar a doença até mesmo em estágio inicial, aumentando as chances de cura.

A diretora executiva do Sindicato e coordenadora das Comissões, Andréa de Sousa, a Nega, alertou que o câncer de próstata é mais comum do que se imagina e um dos grandes impasses é o preconceito em relação a exames. “O preconceito mata e não podemos deixar que a falta de conhecimento nos deixe à deriva. Como Sindicato Cidadão, os Metalúrgicos do ABC têm o papel de discutir a pauta do mundo do trabalho, mas também da saúde. Sem trabalhador, não tem trabalho”.

Durante o encontro, o médico do trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Diadema, Arlindo Silveira, conversou com os companheiros na Revoluz sobre o tema e esclareceu dúvidas. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para exames de rotina, principalmente quem tem histórico familiar da doença.

O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de somente a porção posterior e lateral da próstata poder ser apalpada. É recomendável fazer a análise do nível de PSA, a partir de um exame de sangue, que pode identificar aumento de proteína produzida pela próstata, o que seria indício da doença. Para o diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula com biópsia.