Metalúrgicos do ABC participam do 17° Encontro Internacional da Rede Vida Viva

Dirigentes trocaram experiências sobre ações que acontecem em suas respectivas bases para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores

Os Metalúrgicos do ABC, junto a FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) e os Metalúrgicos de Sorocaba, participaram do 17° Encontro Internacional da Rede Vida Viva, de 29 de novembro a 1° de dezembro, na cidade de Serra (ES). Com o objetivo de analisar a atual conjuntura econômica e política no país, dirigentes trocaram experiências sobre ações que acontecem em suas respectivas bases para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores.

“É importante que as empresas realmente tenham responsabilidade com a segurança e a saúde do trabalhador e passem a conhecer as ferramentas do programa da Rede Vida Viva”, alertou o diretor executivo do Sindicato responsável pelo departamento DSTMA (Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente), Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.

Para Max Pinho, secretário-geral da FEM-CUT/SP, o encontro traz fortalecimento à luta sindical. “Quando nos reunimos e trocamos experiências, vemos que temos desafios e lutas em comuns nas mais diferentes regiões do Brasil e do mundo. É fundamental atividades como essas para garantir a defesa da classe trabalhadora”.

Por meio de uma dinâmica no formato Talk Show, foram apresentadas experiências da implementação das ferramentas da Rede Vida Viva, como oficinas de Saúde, o RAIO (Recursos Áudio Visual) e Mapping. Mais de 100 monitores sindicais dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba e Espírito Santo, além de países como Canadá, Espanha, Colômbia, Alemanha e África do Sul participaram do encontro.