Trabalhadores na Mastermag aprovam entrega de aviso de greve por convênio médico

Em decisão unilateral, empresa trocou benefício por um com coparticipação e alta no reajuste. Mobilização continua na fábrica

Foto: Adonis Guerra

Após a Mastermag tomar decisão unilateral de mudar o plano de saúde, trabalhadores e trabalhadoras na fábrica, em Diadema, aprovaram em assembleia na tarde desta quarta-feira, 11, a entrega do aviso de greve. “O Sindicato tentou resolver o problema por diversas vezes na mesa de negociação, mas a empresa trocou o plano de saúde para um com coparticipação, sem comunicar os trabalhadores. Além disso, com um reajuste muito alto”, explicou o coordenador de área Gilberto da Rocha, o Amendoim.

“Nós entendemos que o valor do convênio médico na Mastermag é caro para a realidade salarial dos trabalhadores e, por compreender que não é possível suprir o reajuste mais a coparticipação, todos estão dispostos a lutar pelo um plano de saúde justo”, disse.

Segundo Amendoim, o mais importante é que os trabalhadores na fábrica tenham condições de pagar sem comprometer verbas alimentares, por exemplo. “O momento requer muito esforço para conseguir um resultado que contemple o que os companheiros e companheiras querem e merecem. Queremos a retomada das negociações para chegar a um entendimento o quanto antes”.

O dirigente também reforçou a importância da sindicalização e organização no local de trabalho. “A participação do Sindicato nas negociações é fundamental, mas também é importante que o trabalhador tenha consciência disso se associando. A alta adesão de sindicalizados confere maior credibilidade durante as conversas com a fábrica e garante cada vez mais conquistas. Por isso, é hora de fortalecer ainda mais nossa luta. Seja sócio dos Metalúrgicos do ABC!”.