Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México

Altos custos de produção nas fábricas alemãs devem levar o médio para para instalações mexicanas de Puebla (MEX)

Reportagem recente do jornal Handelsblatt revela que a Volkswagen está considerando fortemente a possibilidade de transferir a produção do Golf da Alemanha em futuro próximo. Segundo a publicação, a decisão está sendo motivada pelos altos custos de produção do país combinados com as margens de lucro apertadas do médio na comparação com SUVs. O novo destino produtivo do hatch deverá ser o México, embora a Polônia também esteja sendo cogitada.

Transferir a produção do Golf para fora da Europa ajudará a Volkswagen a economizar dinheiro em um momento em que cada centavo conta. A marca vive séria crise financeira e, segundo seus próprios executivos, tem “um ou talvez dois anos para se recuperar”. Na própria Alemanha, a empresa cogita fechar até três fábricas e perde cada vez mais competitividade em razão dos crescentes custos com mão de obra e energia.

Para piorar, o Golf e seus derivados (incluindo a elogiada perua Variant) rendem margens de lucro bem menores para a Volkswagen do que os equivalentes SUVs, incluindo T-Roc e Tiguan. Além disso, o modelo não é mais o ‘todo-poderoso’ da Europa como foi no passado. Depois de anos de hegemonia no topo do ranking de vendas da região, o Golf hoje sofre para se manter no Top 5 e, por vezes, até no Top 10. Ao longo dos últimos anos, acabou sendo superado pelo Dacia Sandero e até pelo próprio T-Roc.

Se confirmada, a transferência envolverá a geração atual e não o modelo elétrico inédito que será lançado em 2029. O Golf de oitava geração, como já dito pela própria Volkswagen, deverá permanecer em produção até 2035 com motores a gasolina hibridizados e foco voltado para preço e volume. A partir do México, o modelo poderá ser exportado para diversos mercados globais com custos bem mais competitivos. O Brasil seria diretamente beneficiado, já que possui acordos comerciais com o país da tequila.

Do Motor1