Apps apelam a carros elétricos e rotas ‘verdes’ para atrair consumidor
Conectividade também ganha destaque em era de consumidor ávido por informações
É cada vez mais raro que alguém possa se deslocar para o trabalho, fazer um passeio com a família ou viajar sem usar um computador ou celular, seja antes, seja durante o percurso. Além da comodidade, as plataformas e serviços da internet trazem outros benefícios: economia de dinheiro, otimização do tempo, segurança, menos estresse e até mesmo o fim das brigas de casal sobre o caminho ideal e a necessidade de pedir orientação.
No segmento de transporte, a edição deste ano da pesquisa O Melhor da Internet, realizada pelo Datafolha, traz cinco categorias já presentes nos anos anteriores e com algumas marcas que se consolidam na liderança após vitórias consecutivas. Há também uma novidade: a categoria de site de montadora de veículo. Para ocupar um espaço crescente na vida e no dia a dia dos internautas, as marcas vêm investindo em novas tecnologias e ferramentas, inclusive com o uso mais intenso de inteligência artificial.
É assim, por exemplo, que os usuários têm acesso a rotas de navegação mais imersivas, detalhadas e personalizadas, incluindo a preocupação com redução das emissões de CO2. A atenção com o meio ambiente também é uma característica presente nas novidades trazidas pelos aplicativos de transporte, com o uso mais frequente de carros elétricos. As empresas também divulgam iniciativas de olho no desejo crescente dos consumidores de encontrar em uma mesma plataforma solução mais completas e integradas, percorrendo um caminho que vai da pesquisa até a efetivação de uma compra.
Para isso, vale lançar mão da possibilidade de negociar por canais digitais, como o WhatsApp, e adquirir outras companhias que ajudem a ampliar a gama de serviços oferecidos. O uso crescente de inteligência artificial, aliada a outras tecnologias de ponta, está criando mapas mais imersivos e facilitando a interação das pessoas com ferramentas de localização e criação de rotas. Para o Google Maps essa é principal tendência deste tipo de serviço.
Da Folha de São Paulo