Isenção de IPVA para híbridos flex em São Paulo deve acelerar chegada de modelos eletrificados feitos no Estado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que dará isenção de IPVA somente para carros híbridos flex fabricados no Estado e isso significa que somente VW, Hyundai, GM, Toyota, GWM e Honda serão beneficiadas inicialmente. Destas, apenas a Toyota já produz o que Tarcísio quer, sendo eles Corolla e Corolla Cross. Mas, a própria Toyota prepara um terceiro modelo. A Volkswagen anunciou que fará dois híbridos na Anchieta, enquanto a Honda fará um SUV compacto em Itirapina.

Já a General Motors fabricará em São Caetano do Sul um SUV híbrido flex, assim como outro produto. A Hyundai fala pouco, mas tem a tecnologia para hoje já sair de Piracicaba como um MHEV Flex. A GWM, em Iracemápolis, produzirá seu primeiro carro como um híbrido flex. Assim como Honda e Toyota, a GWM aposta no HEV e o Haval H6 nessa configuração, deve receber o motor 1.5 Turbo com tecnologia flex para não perder o bonde.

Com 243 cavalos, será mais potente que os rivais da Toyota. A Hyundai não deve perder essa oportunidade e o Creta Hybrid é tecnicamente possível, usando o motor 1.0 TGDI com sistema MHEV de 48V, conhecido do Kia Stonic. Com 120 cavalos, o SUV poderá passar o rival T-Cross, feito no Paraná. Assim como o Creta, o Tracker é outro SUV compacto feito em São Paulo que deverá virar um híbrido flex com sistema MHEV, mantendo possivelmente os 121 e 141 cavalos de seus motores 1.0 e 1.2, ambos turbinados.

A GM prometeu seu primeiro carro híbrido flex para 2027, mas deve antecipar tanto o Tracker Hybrid quanto o SUV inédito. A Volkswagen prepara dois carros que, segundo a revista Autoesporte, seriam os modelos Tayron e Tayron X (SUV cupê), ambos com o novo motor 1.5 eTSI (MHEV) com 160 cavalos e 25,5 kgfm.

Do Notícias Automotivas