O carro mais barato do mundo continua sendo da Índia, mas não é o Tata Nano
Em 2008, o Tata Nano revolucionou o mercado ao se tornar o carro mais barato do mundo, com um preço inicial de apenas US$ 2.500. No entanto, apesar de ser um triunfo da engenharia, o Nano fracassou em conquistar o público, principalmente devido ao estigma de ser “o carro mais barato do mundo”. Avançando para 2019, surge o Bajaj Qute, um quadriciclo indiano que, sem tanto alarde, tem conquistado mercados globais onde o Nano falhou.
O Qute é um pequeno e acessível veículo produzido pela Bajaj, tradicional fabricante indiana de “autorickshaws”. Com um design simples e funcional, ele oferece motor traseiro, tração traseira, quatro portas, espaço para quatro passageiros e um porta-malas dianteiro e traseiro. Seu preço inicial é de cerca de US$ 3.300, e ele está disponível em versões a gasolina e gás natural comprimido (CNG).
Equipado com um motor de 216,6 cc, o Qute entrega 13 cavalos de potência e 14,5 lb-ft de torque, suficiente para sua velocidade máxima limitada a 45 mph. Ele também impressiona na eficiência, alcançando até 87 mpg, tornando-se uma solução de transporte incrivelmente econômica. Por que o Qute tem sucesso onde o Nano falhou? A grande diferença está no público-alvo e na classificação do veículo.
Enquanto o Nano foi comercializado como um carro pessoal para consumidores preocupados com orçamento, o Qute é vendido principalmente como veículo comercial, especialmente para substituir autorickshaws em mercados como Índia, Turquia e Egito. Isso eliminou o problema do status, já que taxistas e pequenos empreendedores veem o Qute como um avanço prático e funcional. Desde 2019, o Qute encontrou um nicho sólido no mercado global. Com mais de 30.000 unidades exportadas e apenas cerca de 3.253 vendidas na Índia, ele provou ser popular fora de seu país de origem.
Do Notícias Automotivas