Produção de caminhões registra mais de 40% de alta no Brasil em 2024
A indústria comemora o aumento da produção de caminhão e vendas de ônibus no Brasil. Nesse sentido, de janeiro até novembro, a produção de caminhão aumentou 41,5% em relação a igual período em 2023. Em outras palavras, no acumulado, as montadoras fizeram 130,6 mil veículos de carga, ante os 92,3 mil fabricados em igual período em 2024. Todavia, o desempenho mensal de produção em novembro é de retração na ordem de 11% frente ao mês de outubro.
Enquanto, no mês passado, os fabricantes produziram 13,2 mil caminhões, em outubro fabricaram 14,8 mil. Porém, isso tem relação com a quantidade de feriados ocorridos em novembro. Mas, quando se compara novembro deste ano com igual mês em 2023, o crescimento é de 31,3% em 2024. Afinal, no mesmo mês do ano passado foram fabricados 10 mil caminhões.
De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas, o Brasil retomou a normalidade na fabricação de caminhões. Todavia, esse crescimento vem de uma base atípica ocorrida no ano passado. Ou seja, a introdução do P8 em 2023 gerou antecipação de compra em 2022, ocorrendo no ano seguinte a queda de produção de caminhão.
A Anfavea já revelou suas projeções para o setor de caminhões e ônibus em 2025. Para a venda de caminhões, a entidade projeta crescimento de 2,1%. Considerando que, em 2024, deve encerrar com 146 mil caminhões e ônibus vendidos, se a previsão se confirmar, em 2025 o Brasil vai emplacar 149 mil veículos comerciais. Em relação à produção, a Anfavea acredita que a indústria de pesados vai fabricar o mesmo volume em 2024 e repetir o feito em 2025. Ou seja, 169 mil veículos fabricados entre caminhões e ônibus.
Do SETCESC