Proconve L8: veja os carros que saíram de linha por causa da nova lei
Nova fase do programa de emissões no Brasil, Proconve L8 obriga fabricantes a mexer em seus carros e até mesmo tirar de circulação
A oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), que está em vigor desde o dia 1° de janeiro de 2025 no Brasil, já provoca diversas mudanças no setor automobilístico. Desde o ano passado, montadoras se mexem para atender esta nova fase e, claro, as seguintes que estão por vir nos próximos anos e vão apertar (ainda) mais o cerco do quesito emissões. E as soluções são variadas.
A mais extrema é tirar o carro de linha. Mas, assim como a sétima fase (L7), esta também obrigou algumas montadoras a remover carros definitivamente de circulação. E porque também não fazer mexidas e manter o modelo à venda? Há algumas respostas para esta pergunta. A primeira é que a produção desses automóveis já pode ter cessado ou que estão perto do fim de sua geração. Aí a fabricante só abrevia o tempo de mercado. Outros carros as montadoras julgam não valer o investimento de adaptação daquele motor que, muitas vezes, já é obsoleto e que há poucos carros usando.
Veja alguns exemplos. O Creta de primeira geração resistiu o quanto pode, mas saiu de linha definitivamente. O SUV compacto deixou o Brasil no final do ano passado. A iminente chegada do Yaris Cross e a não adequação do motor 1.5 aspirado flex, de até 110 cv, para as novas normas, fizeram o Yaris sair de linha. A Toyota já bateu o martelo em relação ao sedã, que não tem mais unidades 0-km saindo da fábrica.
O Jimny, carismático jipinho japonês, pode estar com dias contados — aqui e na Europa — por causa de seu motor 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv. A unidades precisa de ajustes para passar no programa. Caso contrário terá de ser descontinuado. A picape média Triton, que já tem uma nova geração à venda no Brasil, teve seu fim confirmado em todas as versões (não vai conviver com o atual modelo). A Mitsubishi, inclusive, vai fechar a fábrica de motores em Catalão (GO).
Do Jornal do Carro