Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Paraná
Complexo Industrial Ayrton Senna, com 26 anos de história, chegou ao marco histórico em 2024
Em 2024, o Complexo Ayrton Senna (CAS), em São José dos Pinhais (PR), que possui duas fábricas dedicadas à produção de carros de passeio e veículos comerciais leves, e que emprega 5.000 colaboradores, alcançou a importante marca de quatro milhões de veículos produzidos no Brasil, ao longo de 26 anos. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção foi o SUV Renault Kardian, lançado em março de 2024.
Durante o último ano, a marca francesa emplacou no Brasil 139.214 veículos, registrando um crescimento nas vendas de 10,3% e número de exportação de 51.925 unidades. Sendo o primeiro carro completamente novo da marca fabricado no país desde a atual geração do Duster, que foi lançada em 2020, o Kardian foi responsável por inaugurar a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), e que também dará origem aos próximos modelos da marca, como o futuro SUV médio, e a picape Niagara, que deve chegar em 2026.
A marca ainda destacou a importância do lançamento da versão manual do SUV, que foi lançado em outubro, e que, pelo menos até o momento, é o único modelo do seu segmento a contar com opção de motorização 1.0 turbo e câmbio manual de 6 marchas. Na parte de utilitários, o Renault Master consolidou a sua liderança no segmento de furgões (FU3) pelo 11º ano consecutivo, e alcançou o segundo melhor ano da história em emplacamentos no Brasil, com 11.080 unidades.
Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais é responsável pela produção dos modelos Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Duster Oroch e Master. Em breve, produzirá também um inédito SUV médio que já foi flagrado rodando no país e que será lançado ainda neste ano. Ainda entre as novidades, a marca deve ter um novo Kwid E-Tech, com visual externo e interno renovados, se aproximando do visual do ”primo” Dacia Spring, que foi atualizado no exterior em fevereiro do ano passado.
Do Motor1