Vendas de veículos crescem 4% na primeira quinzena do ano

Os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 81,3 mil unidades nos primeiros onze dias úteis de 2025, resultado 4,2% superior às 78 mil unidades registradas na primeira quinzena do ano passado. Os dados são preliminares do Renavam e foram obtidos pela Agência AutoData. A média diária foi de 7,4 mil unidades, acima das 7 mil registradas no começo de janeiro de 2024.

O ritmo, porém, está bem inferior ao de dezembro, quando na primeira quinzena foram registrados 12,2 mil veículos por dia útil. A redução no ritmo é considerada natural por fonte ligada ao varejo ouvida pela reportagem, que lembrou que, além deste ser um período em que as famílias costumam estar de férias, outros gastos como IPVA, IPTU e compra de material escolar acabam tornando o varejo mais desaquecido.

De toda forma, segundo relatório divulgado pela Bright Consulting, o varejo ganhou participação no mercado neste início de ano: as vendas diretas, que em dezembro representaram 46,2% do volume e em janeiro de 2024 40% do total, recuaram para 35,8% na primeira quinzena, o que demonstra desaceleração nas compras das locadoras, que estavam com apetite elevado no fim do ano.

Mantido o ritmo da primeira quinzena nos demais onze dias úteis, janeiro somaria 162,6 mil unidades, acima das 161,6 mil registradas no primeiro mês do ano passado. Mas a segunda metade do mês, usualmente, costuma ter ritmo superior ao da primeira e o crescimento deverá ser maior. A Fiat Strada iniciou o ano como terminou 2024: na liderança com 4,3 mil licenciamentos. A Chevrolet Tracker ficou na vice-liderança da quinzena, com 3,1 mil emplacamentos, seguida pelo Chevrolet Onix, 2,5 mil.

Da AutoData